Mais de vinte assuntos foram votados na noite, pelos vereadores, em Bom Retiro do Sul

Mais de vinte assuntos entraram em discussão pelos vereadores em Bom Retiro do Sul

Nesta semana, a Sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, aconteceu excepcionalmente da quarta-feira, 04, devido à falta de energia elétrica, em decorrência do temporal.

No início da sessão, a presidente do PMDB, Deisi Petry fez uso da tribuna, onde se apresentou como presidente e se colou a disposição da comunidade. Também fazendo uso da Tribuna, o comerciante Elpídio José Machado solicitou a instalação de quebra-molas em frente ao seu comércio, onde na última semana, aconteceu uma fatalidade.

Posteriormente, diversas pautas entraram em discussão, sendo aprovadas por unanimidade, as Indicações de Nº 09/2017, do vereador Antonio Manoel Pereira, que solicita a construção de Quebra-Molas na Rua Senador Pinheiro Machado, sendo um nas proximidades do Supermercado Compre Bem e o outro nas proximidades da Padaria Delicia de Pão. E a Indicação de Nº 03/2017, do vereador Alessander Negreiros Fritscher, que solicita a recuperação do acesso da Vila Barragem, com patrolamento, colocação de material de boa qualidade, limpeza das sarjetas e remoção do lixo acumulado ao longo da via.

Aprovados também por unanimidade, os Projetos de Lei Oriundos do Executivo, Nº 105/2017 que autoriza a contratação temporária de 01 (um) Pedreiro, pelo período de 12 (doze) meses, para atuação na Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito e o de Nº 106/2017 que autoriza a contratação temporária de Professor Área I para atuação na EMEF Wendulino Gewehr, com 22 horas semanais.

Aprovados ainda, os projetos do Executivo, antes baixados para as Comissões, de Nº 91/2017, 99/2017, 100/2017, 103/2017, 104/2017, 105/2017 e 106/2017. Já os de Nº 101/2017 e 102/2017, ainda permanecem nas Comissões.

Além das Indicações e Projetos, 15 (quinze) Emendas ao Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021 foram votadas e aprovadas por unanimidade, sendo elas:

Emenda nº 01Ação: Promover a revisão do enquadramento legal dos adicionais de periculosidade e insalubridade pagos aos servidores municipais. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 02Ação: Qualificar os servidores em especial no aprimoramento do atendimento aos munícipes assegurando a qualidade na prestação de serviços, através da elaboração do Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 03Ação: Auxiliar transporte universitário. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 04Ação: Implantar Fundo Municipal Agrícola, com previsão de recursos para apoiar famílias rurais atingidas por desastres naturais. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 05 Ação: Auxiliar no custeio de serviços de assistência veterinária para controle populacional de cães e gatos e de zoonoses, e também do rebanho bovino e suíno do município arcando com os custos com a contratação de veterinários e profissionais para realizar a inspeção animal conforme termo de cooperação técnica com o MAPA 012/2010. Autoria: Filipe dos Santos Turatti.

Emenda nº 06Ação: Construir e ampliar ESF e UBS, uma unidade na zona urbana e interior. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 07 Ação: Criação de Centro de Vídeo Monitoramento. Autoria: Adilson Evandro Martins, Airton Giacomini, Alessander Negreiros Fritscher, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Filipe dos Santos Turatti, Paulo Cesar Cornelius, Silvio Roberto Portz e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 08 Ação: Instituição de programa de incentivo à produção primária e emissão de notas fiscais de produtor rural. – Autoria: Adilson Evandro Martins, Airton Giacomini, Alessander Negreiros Fritscher, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 09 Ação: Consertar áreas públicas, através da manutenção do serviço de varrição, limpeza, lavagem de vias, construção e revitalização de paradas em todos os bairros e localidades. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 10 Ação: Implantar Serviços de Equoterapia. Autoria: Adilson Evandro Martins.

Emenda nº 11 Ação: Aumentar o número de consultas com os profissionais técnicos, como psicólogos, nutricionista, fisioterapeutas. Autoria: Adilson Evandro Martins.

Emenda nº 12 Ação: Apoiar a semana cultural do evangélico. Autoria: Adilson Evandro Martins e Alessander Negreiros Fritscher.

Emenda nº 13 Ação: Pavimentação da Rua Cecília Koche Brackmann. Autoria: Airton Giacomini, Alessander Negreiros Fritscher, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 14 Ação: Pavimentação da Rua Anselmo Ari Gregorius. Autoria: Airton Giacomini, Alessander Negreiros Fritscher, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso.

Emenda nº 15 Ação: Aquisição de Unidade Móvel de Saúde. Autoria: Airton Giacomini, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso

Data de publicação: 04/10/2017

Créditos: Juciara Gregory