Segurança e má conservação preocupam vereadores.

A crise financeira do Estado é sentida em todas as esferas, os serviços ainda não interrompidos estão sofrendo com os atrasos, o que acaba por agravar uma série de problemas existentes e antigos que afetam as comunidades. Com este entendimento, o vereador Antônio Gilberto Portz (DEM), o Betinho, vem pedindo atenção especial na manutenção da RS 129, por parte da Superintendência do DAER de Lajeado.

O vereador solicitou o simples patrolamento do trecho compreendido entre a zona urbana de Bom Retiro do Sul e a ponte de Mariante (RS 287), visando criar as melhores condições de segurança para os motoristas que utilizam deste trecho da rodovia.

Segurança nas estaduais preocupa

Na semana passada, o presidente do Legislativo Paulo César Cornelius apresentou ainda um requerimento solicitando ao DAER a pintura de uma faixa de segurança junto a RS-128, em frente à Farmácia Bom Retiro, no Bairro São João, proximidades da rua José Armindo Beppler. Segundo o vereador, o pedido visa criar as melhores condições de segurança para os pedestres e motoristas que se utilizam deste trecho da rodovia, que oferece risco de acidentes naquele local.

Na sessão de ontem, 17 de janeiro, PC solicitou a construção de um abrigo de passageiros no local e a instalação de guard rail para a ampliação da proteção, visto que acidentes ocorrem no trecho que possui relevo acidentado e, por vezes, os veículos quase atingem as residências localizadas nos terrenos abaixo da via.

Segundo o presidente para a construção do abrigo será necessária a colocação de aterro na margem da RS, 128, fazendo o alargamento necessário. O vereador ainda sugeriu que seja firmada parceria com a Prefeitura de Bom Retiro do Sul para a realização das obras.

“O acostamento neste trecho é muito estreito, na semana passada, uma senhora caiu do barranco para escapar de um atropelamento, os moradores reclamam da situação há anos, e só tende a piorar, pois os buracos causados pela falta de manutenção da pista estão aumentando obrigando os motoristas a realizarem desvios e aumentando a insegurança, vamos fazer uma comitiva para buscar apoio e soluções para as rodovias estaduais em Bom Retiro do Sul”, destacou PC.

Municipalização

O vereador Airton Giacomini (PDT) salientou que esta é a oportunidade do Executivo cumprir as promessa de municipalização da RS 129. “Acho que o Executivo pode aproveitar a oportunidade e assumir a responsabilidade, ao menos, por parte do trecho da RS e ir fazendo aos poucos, conforme foi prometido a população durante o pleito eleitoral”, cobrou.

Data de publicação: 18/01/2017

Créditos: Joice H H Gregorius