Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, realizada na noite da terça-feira, 21, foram aprovadas todas as indicações dos vereadores e um projeto de permuta de funcionários do Executivo.

Limpeza de Ruas

O vereador Silvio Roberto Portz (PMDB) indicou a aquisição de uma vassoura multifuncional, (roçadeira), para limpeza das ruas e passeios públicos. Justificando que, em razão da proibição da aplicação de herbicidas, é necessário a mecanização destes serviços, pois nestas épocas de chuvas a vegetação cresce rapidamente. A medida sugerida, além de viabilizar a limpeza das ruas com maior rapidez, estará economizando mão de obra, a qual poderá ser empregada em outras demandas do município.

Lixeira Comunitária

Fábio Porto Martins (PSB) propôs a colocação de lixeira comunitária com tampa, na rua Antônio Moraes Viegas, junto a Praça Mário Castro, por razões de zelo pela saúde pública, face a falta de local fechado para recolher o lixo que fica exposto aos cachorros que espalham pelas ruas, causando desconforto e risco a saúde dos moradores, das proximidades.

Lixo Eletrônico

Antônio Manoel Pereira (PTB) pediu que o Município viabilize a coleta e zele pela destinação correta de todos os lixos provenientes de componentes eletrônicos na nossa cidade.

Segundo o vereador o objetivo é atender a demanda existente no Município quanto coleta e destinação adequada destes produtos oriundos dos componentes eletrônicos, que na sua grande maioria são tóxicos e danificam o meio ambiente e, por consequência, a saúde pública.

Para fins de esclarecimento , o vereador colocou que Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Melhorias nas ruas

Em duas indicações o vereador Antônio Gilberto Portz (DEM) solicitou melhorias e obras em ruas e passeio público da cidade.

Na primeira indicação Betinho solicitou obras de recuperação de todos os passeios públicos danificados nas ruas da cidade, com objetivo de atender a demanda existente no município quanto a precariedade dos passeios públicos de todas as ruas da cidade.

O vereador colocou que é de conhecimento geral que a responsabilidade da implantação dos passeios é dos proprietários, porém na maioria dos casos estão danificados não por sua culpa, mas por outras obras realizadas pelo Poder Público, como extensão e consertos de rede de água, esgoto, telefonia, etc., que acabam por danificar o passeio e, após estes não são recuperados.

Na segunda indicação, Betinho pediu a execução de obras para recuperação do acesso a Propriedade do Senhor André Portz, no Faxinal do Silva Jorge.

Projetos de Lei

Nesta semana foi aprovado por unanimidade o PL 016/2017, que autorizou o Poder Executivo a firmar Convênio de Permuta de Servidor com o município de Fazenda Vilanova.

Data de publicação: 22/02/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius