Tiago Pedroso (PSD) pediu o prolongamento da rua Mathias Vicente Diedrich e a ligação das ruas Marino Görgen e Duque de Caxias.

Com intuito de facilitar a mobilidade urbana, com foco na área de maior densidade demográfica do Município, o vereador Tiago Pedroso (PSD) pediu o prolongamento da rua Mathias Vicente Diedrich, -logradouro que liga o Bairro Imigrante à Vila Brasília, Parque do Pescador e Eclusa- e, também a ligação das ruas Marino Görgen e Duque de Caxias - fazendo uma ligação entre os Bairros Centro Cidade Baixa e Imigrante. O pedido ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 07 de fevereiro.

Tiago pediu que seja realizado levantamento de custos para pavimentação das vias. Segundo o vereador, as indicações são alternativas para evitar um trânsito caótico na rua principal, sendo que as ruas serão uma ligação que facilitará o deslocamento de centenas de veículos diariamente. “Estas vias vão reduzir o número de carros circulando em alguns pontos críticos da cidade, que dão acesso aos bairros São Francisco e Imigrante”, colocou.

Quanto ao prolongamento da rua Mathias Vicente Diedrich, Tiago colocou que todos conhecem o acesso deficitário atual, que não dispõe de largura suficiente para o fluxo de veículos em duas mãos de direção, bem como, possui duas curvas em declive acentuado, o que coloca em risco a integridade dos transeuntes e torna difícil a manutenção de boas condições de trafegabilidade daquele trecho. Além do local ser um dos principais acessos à Eclusa do município de Bom Retiro do Sul, o mais importante ponto turístico da cidade, bem como à Vila Brasília e ao Parque do Pescador. A aberturas das vias possibilitará um melhor planejamento do tráfego nos eventos lá realizados. A exemplo disso cita-se o Natal nas Águas, que tem se transformado em uma das maiores festas natalinas do Estado, mas ainda sobre com sérios problemas de trafegabilidade.

Segundo Tiago para o prolongamento do Mathias Vicente Diedrich o Município já adquiriu a área, no ano de 2012, com o trajeto já definido para esta finalidade. Portanto não dispõe de custos para a aquisição da área para o prolongamento do logradouro.

Alternativa para a Antônio Moraes Viegas

O bairro Centro Cidade Baixa sedia o centro histórico, comércio, setor bancário, rodoviária, e abriga os dois poderes constituídos no município, Executivo e Legislativo. Já os bairros Imigrante e São Francisco têm se destacado por serem os mais populosos bairros de nossa cidade, também por sediarem uma das grandes indústrias do município, Calçados Atlas, além de outros tantos ateliers de calçados e prestadores de serviço. Apesar de serem bairros vizinhos, atualmente estes não dispõem de uma via de ligação adequada.

As alternativas para transitar diretamente entre estes bairros se dão de duas formas, uma pela Rua Antônio Moraes Viegas (rua do hospital), a qual por questões de segurança do trânsito, tornou-se via de mão única no trecho inicial, ligação com a Rua Senador Pinheiro Machado, e a outra, se dá pelo acesso à Vila Brasília, o qual dispõe de trafegabilidade precária.

Atualmente, centenas de pedestres e veículos deslocam-se entre estes bairros. Muitos moradores dos bairros Goiabeira e Centro Cidade Baixa trabalham no Bairro Imigrante, sendo a sua grande maioria pedestre. Bem como, muitos moradores do Bairro Imigrante precisam se deslocar diariamente ao Bairro Centro Cidade Baixa.

Entretanto, para encurtar o trajeto entre os bairros, famílias têm se utilizado do atalho existente entre as Ruas Marino Görgen e Duque de Caxias. Ocorre que este atalho não oferece nenhuma segurança aos transeuntes, seja pelo seu estado de conservação, seja pelo isolamento e total ausência de iluminação pública. A abertura do logradouro para unir estas ruas, trará enorme facilidade de deslocamento entre os bairros, permitindo que trabalhadores tenham seus trajetos encurtados, oferecendo ainda, maior segurança às famílias que conduzem seus filhos às escolas e creches.

Data de publicação: 08/02/2017