Os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos de lei e indicações que deram entrada na casa.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul desta terça-feira, 14, os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos de lei e indicações que deram entrada na casa.

A secretária da educação e cultura Cristiane de Souza e o vice-prefeito Éder Cíceri compareceram nos momentos que antecediam a sessão para explicar aos edis o trâmite do processo de seleção dos funcionários. Após as explicações o projeto foi aprovado.

Aprovados dois projetos de lei

Foram aprovados, por unanimidade, os dois projetos de lei que deram entrada no Legislativo nesta semana.

O PL 17/2017 autorizou o Executivo a firmar Convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, para auxílio do Cartório Eleitoral, visando possibilitar o funcionamento do mesmo e a realização das eleições.

Já o PL 018/2017 autorizou a contratação de diversos funcionários para o setor de Educação.

Serão contratados              pelo período de 16 de fevereiro de 2017 à 22 de dezembro de 2017, cinco professores Área I, com 22 horas semanais. Para a  Área II, serão dois professores.  Já para o cargo de Educador Assistente há cinco vagas, com 30 horas semanais cada. Para a função de Serviços Gerais são duas as vagas, com 40 horas semanais.

As contratações a seguir são motivadas para suprir as necessidades de recursos humanos, para o bom andamento dos trabalhos dentro das unidades de ensino municipais.

Retomada de conservação de estrada na divisa com Taquari

Em conjunto, os vereadores Antônio Manoel Pereira, Antônio Gilberto Portz, Airton Giacomini, Paulo Cesar Cornelius e Tiago Delwing Pedroso solicitaram a recuperação da estrada na divisa entre Bom Retiro do Sul e Taquari, na localidade de Barreiro, bem como todas as estradas secundarias daquela região de ambos os lados da via.

Segundo os vereadores é necessário o patrolamento, a limpeza das sarjetas, colocação de material de boa qualidade e roçadas das laterais. As melhorias são possíveis graças ao termo de cooperação entre os municípios, aprovado em 28 de junho de 2016. As obras foram iniciadas em 2016, o trecho inicial recuperado encontra-se em boas condições, mas no restante da via as condições são intrafegáveis.

Placas

O vereador Antônio Manoel Pereira (PTB) solicitou a realização de mutirão para colocação de placas indicativas nominando as ruas que ainda não  estão identificadas, bem como a recuperação das que se encontram em mau estado de conservação.

Segundo o vereador o objetivo é atender aos anseios e necessidades das pessoas que buscam algum endereço na cidade, pois atualmente a sinalização é deficiente, a maioria das ruas não possui identificação e outras estão em mau estado de conservação.

Melhorias para um trânsito mais seguro

Betinho Portz (DEM) solicitou a realização de obras de recuperação para eliminar buraco existente na rua Arlindo da Silva, no ponto da junção com a Osvaldo Aranha, pois nas condições atuais o local oferece risco para acidentes.

Em outra indicação Betinho pediu obras de recuperação para eliminar um buraco existente na rua Cecilia Koche Brackmann, na junção com a Osvaldo Pereira da Silva, Bairro São João.

Segundo Beto a via possui fluxo intenso de veículos, especialmente caminhões. O vereador demonstrou preocupação pois esta semana um caminhão caiu em buraco na lateral da via e os riscos para acidentes são constantes.

Data de publicação: 15/02/2017