Filipe Turatti (PT) apresentou indicação, na sessão do dia 28 de março de 2017, para seja feito um estudo das áreas institucionais para a construção de uma planta de geração de energia solar através de sistema fotovoltaico, para geração “on grid”.

Filipe Turatti (PT) apresentou indicação, na sessão do dia 28 de março de 2017, para seja feito um estudo das áreas institucionais para a construção de uma planta de geração de energia solar através de sistema fotovoltaico, para geração “on grid” nos prédios de escolas, creches e demais prédios públicos e também iluminação pública.

Segundo o vereador, hoje Bom Retiro do Sul tem uma despesa anual de aproximadamente R$ 1.000,000,00 em energia elétrica. “Vejo uma grande necessidade e oportunidade, para que o município seja exemplo de gestão pública e desenvolvimento de uma tecnologia ultimamente tão usual. A energia solar é uma energia limpa, sem impacto ambiental na geração, transmissão e distribuição”, ressaltou o vereador.

Ainda conforme Felipe, com um prévio estudo, deve-se observar que as áreas institucionais devem abranger uma área proporcional de aproximadamente 8.000 mil m² para que atinja um número que atenda a necessidade de geração de energia equivalente a proporção de energia consumida.

“Importante utilizar-se do processo de geração “on grid” pelo fato de gerar créditos com a concessionária de energia, assim facilitando e baixando o custo de transmissão da energia e fazendo que o crédito seja abatido no consumo dos órgãos públicos. A implantação dessa planta de geração de energia solar, com o transcorrer de 5 anos, o município não terá gasto de energia em seus prédios e iluminação pública. Contudo, sabemos que essa geração será de (KW/h) e o valor poderá sofrer alterações. Porém teremos no futuro, mais dinheiro para se investir em educação, saúde, agricultura e nas demais infraestruturas do nosso município com essa economia em energia elétrica que é consumida”, justificou o vereador.

Data de publicação: 29/03/2017

Créditos: Assessoria de Imprensa