Na sessão desta terça-feira, 31 de janeiro de 2017, o vereador Filipe dos Santos Turatti (PT) indicou ao Executivo a realização de um estudo para a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que facilitará a captação de recursos para segurança do nosso município.

Segundo o vereador, a segurança pública é sem dúvidas um dos problemas mais comentados entre os munícipes, por conta do alto índice de furtos que ultimamente estão acontecendo no município.

Tendo com o principal objetivo de promover a segurança do nosso município, o Gabinete de Gestão Integrada possibilitará o intermédio com o Estado e a União para adesão de programas de Segurança Pública.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam em um município.

Como a lógica de composição e campo de atuação do GGIM é o limite territorial do município, para dinamizar, ele está conectado diretamente ao gabinete do prefeito, sendo este o responsável por convocar as reuniões do GGIM. Não gerencia projetos mas tem como objetivo:

- Identificar oportunidades e alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos diversos esforços com o objetivo de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.

- expressar o desenvolvimento de uma nova concepção de gestão, na qual todos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na seara de segurança pública.

Ou seja, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal deve, simultaneamente, promover a integração entre as instituições responsáveis por prover a segurança pública no âmbito local como promover a ligação entre essas e a comunidade a partir de sua estreita participação e buscar a melhor solução para o município.

"Acredito que essa minha indicação é de suma importância, mas também a de maior desafio tanto para mim, quanto para nossa população, pois tem como objetivo amenizar e buscar soluções para um dos maiores problemas da sociedade, diminuindo a criminalidade e dando segurança para nossa população", coloca Filipe

Quebra-molas

Na segunda indicação da noite Turatti pediu a instalação de quebra-molas ou “tachões” no bairro São Francisco, onde já houve a instalação da sinalização das mesmas, porém sem a conclusão da obra. Sendo os locais na rua Waldemar Arnt, Bento José Labres, Henrique Schimdt e Osvaldo Aranha.

Filipe coloca que os pedidos são embasados em reivindicações dos moradores, existe um fluxo intenso nessas ruas e muitas vezes com a negligência de alguns motoristas ultrapassando o limite de velocidade acabam botando a vida de pessoas em perigo.

Circuito de Ciclismo

O setor de esportes foi tema de mais uma indicação do vereador, que na semana anterior havia solicitado a promoção do Campeonato Municipal de Tabuleiro, de Dama e Xadrez. Desta vez, Filipe solicitou a promoção de um circuito de Ciclismo em Bom Retiro do Sul, com parcerias de empresas locais e entidades da região, assim fazendo o incentivo da prática do esporte promissor.

O objetivo principal é fazer dessa indicação o incentivo da prática do ciclismo no município, e assim, promover o turismo, saúde, educação que a prática desse esporte nos proporciona.

Data de publicação: 01/02/2017